EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
As relíquias da Santa Cruz, descobertas pela imperatriz Santa Helena no ano 320, foram levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, no ano 335. A partir daí, toda a Igreja celebra a festa da “Exaltação da Santa Cruz”.
![]() |
“Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e
não teria sido derrotado o inferno”
não teria sido derrotado o inferno”
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebramos hoje, 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para nós cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé, cujos traços nós nos persignamos desde o início do dia, quando levantamos, até o fim da noite ao deitarmos. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando-nos para sempre com Cristo.
A Cruz não é uma divindade, um ídolo feito de madeira, barro ou bronze, mas sim, santa e sagrada, onde pendeu o Salvador do mundo. Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela CRUZ, o Senhor continua a derramar sobre nós.
A Cruz é uma das grandes maravilhas de um amor sem limites e sem
explicações, de um amor humano-divino de total doação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário