terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que é o Rosário ou o Terço?

Algumas pessoas  perguntam sobre a diferença entre o Terço e o Rosário pois bem, o Rosário é o conjunto de 200 Ave-Marias, ou seja, 20 mistérios que contemplamos desde a anunciação do anjo Gabriel até a Instituição da Eucaristia. Já o Terço como o próprio nome diz se trata da terça parte do Rosário, ou seja, 50 Ave-Marias ou 5 mistérios. Temos então, o Rosário dividido em quatro partes:

A primeira parte os Mistérios Gozosos, a segunda parte os Mistérios Dolorosos, a terceira parte Mistérios Gloriosos e por fim os Mistérios Luminosos. Quem achar difícil no seu dia-a-dia rezar o Rosário inteiro, pode dividi-lo rezando a primeira parte de manhã, a segunda ao meio dia, a terceira a tarde e a quarta parte a noite, mas se mesmo assim continuar difícil, pode fazer como o proposto acima, rezando uma terça parte por dia, ou seja, o Terço.
Será que o Rosário(Terço) não é uma oração mecânica, pouco inteligente? Existe o risco de fazer do Rosário(Terço)uma oração mecânica, na qual a única preocupação é a repetição apressada. Porém, quando paramos para examinar o sentido da repetição, descobrimos: a força do Rosário(Terço) está na repetição.
Diz Jesus: "Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no reino dos Céus" (Mt 18,3).
Quando rezamos o Terço, estamos diante de Deus, do modo que mais lhe agrada, como um coração de criança e sem impor condições a Ele.


Adaptação Mailon Maciel
 (Pe. Alberto Luiz Gambarini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário