Pastorais e Movimentos

Conheça como nossa Paróquia realiza seus trabalhos.
Saiba como surgiu, para que serve e como participar de nossas Forças Vivas.


PASTORAL DO BATISMO
Auxilia os pais e padrinhos a se aproximarem da comunidade e nela fazerem a experiência da intimidade com Jesus Cristo, respondendo aos seus apelos e convites em atitudes, gestos e palavras.
Batizados 3° Domingo de cada mês
Coordenadoras: Raquel, Dilza e Ruth

PASTORAL DA CATEQUESE
Colabora na iniciação de crianças, adolescentes, jovens e adultos na vida comunitária, na vivência da fé e na prática dos ensinamentos de Jesus Cristo - preparando-se os Sacramentos da Eucaristia, Penitência e Crisma.
Coordenadora: Raquel Leal Landim

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Uso dos Meios de comunicação alternativos para manter as pessoas informadas, desenvolver o senso crítico, ser ponto de encontro entre as equipes, evangelizar e construir comunidade.
Equipe: Aparecida, Mailon, Tânia, Willian, Susana, Jussara, Daniel, Maria do Carmo, Elizabete e Joanesbete

PASTORAL LITÚRGICA
Colabora na organização da comunidade, visando à formação litúrgica, à preparação e à realização de celebrações.
Equipe: Aparecida, Mailon, Tânia, Willian, Susana, Jussara, Daniel, Maria do Carmo, Elizabete e Joanesbete

ACÓLITOS E COROINHAS
Auxilia o pároco e outros ministros no altar, facilitando a participação e o desenrolar dos atos litúrgicos.
Coordenadores: Anderson e Daniel


APOSTOLADO DA ORAÇÃO
É um grupo de pessoas que alimentam a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, rezam em nome da Comunidade, visitam os doentes rezando e lendo a Palavra de Deus.
Coordenadora: Edna Guimarães


MINISTROS DA COMUNHÃO
Servidores do Altar, que servem a comunhão eucarística ao povo, que colaboram na preparação das celebrações litúrgicos e se dispõem a construir a comunhão na comunidade, buscando a unidade pastoral.
Coordenadora: Águeda Ribeiro


MINISTÉRIO DA MÚSICA
Auxilia a comunidade nas celebrações litúrgicas, proporcionando ambiente propício para oração pessoal e comunitária, experiência de participação e vivência do mistério pascal, utilizando a música, a arte, o silêncio, os gestos e símbolos.
Coordenadora: Lígia Isabel


MOVIMENTO MÃE RAINHA
Através da visita da Imagem da Mãe Peregrina, reunir parcelas do Povo de Deus para viver em profundidade a religiosidade popular e recriar o elo das pessoas afastadas com a comunidade.
Coordenadores: Fezinha e Horacio


CONFERÊNCIAS VICENTINAS
 A ação dos Vicentinos compreende qualquer forma de ajuda, através do contato pessoal, no sentido de amenizar a dor social, promovendo a dignidade e a integridade do homem.
Coordenadora: (Está sendo reestruturada)

GRUPO DE JOVENS (ENPC)
É um  grupo de jovens  e adolescentes ligados a nossa paróquia, que se reúnem frequentemente com o objetivo de refletir e debater temas bíblicos ou da atualidade. Um Grupo de Jovens assegura assim a continuação da formação cristã aos jovens, propondo atividades como o Voluntariado.
Encontros todos os sábados no salão paroquial, depois da missa.
Coordenador: (Está sendo reestruturado)


PASTORAL DA SAÚDE
A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10). É sua missão evangelizar com renovador ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.
Coordenadora: Maria Morais


PASTORAL DO DÍZIMO
A responsabilidade pela organização do Dízimo cabe a Pastoral do Dízimo. Para que haja uma boa organização, é necessária muita evangelização.
A Equipe da Pastoral do Dízimo tem esta missão: conscientizar os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade onde vivem e da qual fazem parte.
O objetivo primeiro da Equipe da Pastoral do Dízimo é: conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do Dízimo; mostrar que o Dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do Dízimo; apresentar o Dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação e, portanto, da experiência de ser e de agir como Igreja.
Coordenadora: D. Luquinha

PASTORAL VOCACIONAL
Pastoral Vocacional é um trabalho desenvolvido dentro da Igreja Católica para buscar pessoas que tenham vocação para o sacerdócio e desejam seguir a vocação de padre ou freira.
Coordenadora: Ivone Costa

IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
A Irmandade tem por objetivo Promover e intensificar o culto do Santíssimo Sacramento, mantendo a Adoração com o maior esplendor possível, pois é  Jesus vivo e presente na Santa Eucaristia;  o que vai exigir a participação frutuosa e ativa da Missa, além de rezar em adoração diante do Santíssimo Sacramento e a viver cotidianamente na caridade de Cristo, com idoneidade religiosa e moral para que seja anunciado e testemunhado Cristo Eucarístico ao mundo.
Provedor: Edson Garcia

O TERÇO DOS HOMENS E DAS MULHERES
A prática da oração faz parte da vida de pessoas religiosas, independentemente da religião que pratiquem. Para os cristãos, a oração é a melhor forma de se estabelecer uma união verdadeira com Deus. Quando estão em oração, as pessoas se encontram com Deus e consigo.
Na Igreja Católica do Brasil, desenvolve-se, em muitas paroquias, uma prática de oração de grupo que é o Terço dos homens e das Mulheres. Pouco a pouco, essa prática vai animando a oração dos homens e Mulheres nas paróquias de diversas dioceses. Cada homem e Mulher que participa do Terço sabe, por experiência, que essa prática representa um bem para si mesmo, para sua família e para a comunidade cristã. Cada homem e Mulher dá um exemplo de oração a outros homens e Mulheres, cada um se torna um missionário junto a muitos amigos e companheiros que estão distantes de Deus e da Igreja Católica.
Terço dos homens todas as 2°Feiras as 19:00 - Matriz
Terço das Mulheres todas as 5° feiras as 18:00 - Matriz