sábado, 13 de novembro de 2010

Avaliação Missão Diocesana

No dia 30 de outubro de 2010 foi realizada a avaliação do Projeto Missão Diocesana iniciativa para celebrar o Jubileu de Ouro da criação e da instalação de nossa Diocese.

Para esta avaliação foram convocados quatro leigos (as) de cada Paróquia da Diocese. Onze Paróquias não se fizeram presentes. O total de missionários participantes neste dia de avaliação foi de 93 pessoas. Os trabalhos foram conduzidos pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. José Bittar e pelos dois Secretários da Cúria, Cláudio Guimarães Pereira e Rosângela Santos. Também participou do processo avaliativo o Bispo Diocesano, D. Célio de Oliveira Goulart.

Procurando acolher as sugestões apresentadas pelos vários grupos e pela equipe de redação final das conclusões, D. Célio aponta aquilo que percebeu ser necessário encaminhar a partir de 2011:

- Criar e fortalecer os Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAS), para que mantenham as Paróquias e toda Diocese em estado permanente de Missão, como é o desejo da Igreja. Toda Igreja é Missionária!

- Investir na formação dos missionários (as) leigos (as), para que possam realizar com segurança suas atividades missionárias.

- Expandir a ação missionária nas Paróquias para outros setores ou ambientes, como por exemplo, nas Universidades, nas Escolas, nas Repartições Públicas, nos Hospitais, nos Presídios, nas Casas de Abrigo para Idosos e outros.

- Que a mística missionária esteja sempre presente nas Pastorais Sociais

- Levar a ação missionária da Igreja para todas as Pastorais e Movimentos Eclesiais, fortalecendo a Pastoral de Conjunto da Diocese e em cada Paróquia.

- Criar a Pastoral Bíblica nas Paróquias e motivar a criação dos Círculos Bíblicos em todas as Paróquias.

- Fomentar junto às crianças e jovens a criação da Infância Missionária e da Juventude Missionária.

- Reorganizar a Pastoral da Comunicação Diocesana, usando dos Meios de Comunicação Social (Rádios, TV, jornais) para levar em frente às atividades missionárias nas Paróquias e na Diocese.

- Fortalecimento do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), para acompanhar com mais empenho toda a ação missionária na Diocese e nas Foranias.

Esta foi a grande riqueza do Projeto Missão Diocesana, tão bem elaborado para a celebração do Jubileu de Ouro de nossa Igreja Particular. Assim abre-se para nós um amplo campo de ação pastoral a partir de 2011. Não iremos perder de vista estas indicações e, junto ao Conselho Diocesano de Pastoral iremos dar os devidos encaminhamentos. Para isto precisamos da participação e do empenho de todos: Padres, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Leigos e Leigas. Nossa Igreja Diocesana quer fazer a experiência da vida em comunhão e participação, onde todos possam sentir-se responsáveis pelo anúncio de Jesus Cristo e pela construção do Reino de Deus em nossa região.

D. Célio de Oliveira Goulart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário