segunda-feira, 11 de abril de 2011

HISTÓRIA DA SEMANA SANTA

O NOME: No século IV, essa semana especial chamava-se Hebdomada pascalis (semana pascal), e no século seguinte passou a chamar-se Semana Autêntica. No Oriente, chamava-se Semana Maior; nesse mesmo tempo surgiu o nome Semana Santa.

DURAÇÃO: Inicialmente, a Semana Santa era celebrada só a partir da sexta feira. Eram dois dias (sexta-feira e sábado) de jejum rigoroso, em preparação para o domingo.

ONDE SURGIU: Ao que parece, as cerimônias próprias da Semana Santa, surgiram principalmente em Jerusalém. Essas solenidades foram imitadas pelas igrejas do Oriente, depois pelas Igrejas européias. Só pelo século IX é que chegaram até Roma. É interessante notar que, já nesses primeiro tempos, na sexta feira e no sábado jamais se celebrava a eucaristia.

DOMINGO DE RAMOS

O nome desse domingo já existia no ano 600. Houve tempo em que esse domingo se chamava Capitulavium (Lavação das cabeças), porque nesse dia, os que iam ser batizados no sábado seguinte, participavam de uma cerimônia preparatória, quando suas cabeças eram solenemente lavadas. A procissão de ramos começou a ser feita em Jerusalém, no século IV, para relembrar a entrada solene de Jesus, aclamado como Messias. Não se tratava apenas de relembrar um fato do passado, mas de dar testemunho público de fé em Jesus como o Salvador enviado.

QUINTA FEIRA SANTA

Seu nome era Feria quinta in Coena Domini, Quinta feira da Ceia do Senhor. Em alguns lugares chamava-se Dia da Traição.

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS: Data do século VI o costume de fazer na Quinta feira santa a benção dos santos óleos. Isto é, do óleo usado para as unções nos sacramentos do Batismo, da Crisma e dos enfermos.

PURIFICAÇÃO DO ALTAR: Atualmente, depois da missa vespertina, o altar é deixado sem nenhuma toalha. A piedade popular em pouco tempo atribuiu a esse uso um sentido simbólico: a denudação de Cristo antes de sua crucifixão.

LAVA-PÉS: A cerimônia do Lava-pés procura reproduzir ritualmente o gesto de Cristo que lavou os pés de seus discípulos, como prova de amor e disposição para servir. O costume já existia desde o século VI. O Lava-pés chama-se também Mandatum. Esse nome vem das palavras de Cristo cantadas durante o rito: “Eu vos dou, um novo mandatum, um novo mandamento”

SEXTA-FEIRA SANTA

Um dos primeiros nomes da Sexta feira Santa foi: Parasceve, que era o nome do dia de preparação para a Páscoa dos judeus; segundo os evangelhos nesse dia é que Jesus foi crucificado. Desde os tempos primitivos do cristianismo, nesse dia não se celebrava a eucaristia. Havia apenas leituras e orações. Adoração da Cruz, teve origem em Jerusalém, no século IV, depois que Constantino encontrou as relíquias da Cruz do Salvador.

SÁBADO SANTO

Os fiéis reuniam-se nas igrejas para uma preparação dos que iam ser admitidos ao batismo. Solene vigília de Páscoa: 1. A benção do fogo novo: Essa cerimônia começou a ser realizada de modo mais geral a partir do século IX. No pátio, à entrada da igreja, acendia-se o fogo. 2. A benção do Círio Pascal: com o fogo novo , acende-se o Círio Pascal, que é solenemente levado para dentro da Igreja, que ainda está às escuras. O sacerdote ou diácono, finalmente, quase chegando ao altar, para e canta alegremente: A LUZ DE CRISTO! Não sabemos, com certeza, quando começou essa tradição litúrgica, segundo registros, no ano 384.


Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda feira, o dia em que Maria ungiu Cristo, na terça foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada, a quarta feira é conhecida como o dia das trevas, a quinta feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucifixão. Sábado é conhecido como o dia da oração e jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus e finalmente , o domingo de páscoa, quando Jesus ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário