segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PALAVRA DE VIDA

Ele vos batizará no Espírito Santo... (Mc 1,7-11)

Todo cristão é batizado “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Isto é, como em todos os sacramentos, o batismo mostra-se uma experiência trinitária, quando o Pai nos adota como filhos, o Filho nos configura consigo mesmo e o Espírito Santo vem habitar em nós, como num templo.

Ser batizado no Espírito Santo é a experiência inaugural que consiste em um “mergulho”, não nas águas de um rio, mas na graça divina, que santifica e lava do pecado. E não se trata de algo opcional, uma espécie de enfeite ou condecoração para veteranos ou heróis da vida ascética. Ser batizado no Espírito Santo é condição essencial para viver o Evangelho de Jesus.

A prova disto se encontra nas palavras de Jesus Cristo, no cenário da Ascensão, quando advertiu seus discípulos a não se afastarem de Jerusalém, ali esperando pelo cumprimento da promessa de outro Paráclito: “João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias. [...] Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo.” (At 1,5.8.)

A exortação do Mestre deixa ver que o “testemunho” [em grego, martírio] cristão seria impossível sem o investimento interior do Espírito de Deus. Este “batismo de fogo” lhes seria dado quarenta dias mais tarde, na manhã de Pentecostes, quando o “salão de cima” foi tomado de vento e fogo. Línguas de fogo individuais envolveram a cada um dos presentes.

Desse momento em diante, como registram os Atos dos Apóstolos, nunca mais foram os mesmos: o covarde se fez ousado, o caipira mostrou-se poliglota, o nacionalista se abriu ao universo. Eram pessoas novas ao sopro do Espírito Santo. Até os adversários se admiravam daquela irrupção do Espírito divino em pessoas humanamente limitadas (cf. At 4,7.13).

Sem este Espírito, limitados a nossos recursos naturais, jamais realizaremos a missão que Deus nos confia. É este mesmo Espírito que a Igreja invoca ao rezar:

Vinde, Santo Espírito,

Emiti um raio

Da celeste luz.

Orai sem cessar: “Se enviais o vosso Sopro,

renovais a face da terra!” (Sl 104,30)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário