terça-feira, 10 de abril de 2012

MOMENTOS QUE MARCARAM A SEMANA SANTA EM NOSSA PARÓQUIA

Missas, adorações e as procissões da Via-sacra, Depósito, Encontro, Senhor Morto e da Ressurreição mobilizaram toda a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com suas Pastorais, Irmandades e Comunidades Paroquiais.

A Missa de Ramos e da Paixão teve início as 9 hs com a Benção de Ramos pelo nosso Pároco Pe. Márcio, no Parque de Eventos Homero Penha de Andrade, seguida de procissão até a Igreja Matriz onde a celebração da Santa Missa teve seu prosseguimento.




Segunda feira Santa: Foi realizada a Caminhada da Saúde, saindo da Casa de Repouso em direção a Matriz, onde foi celebrada a Missa pela Saúde, com vários profissionais da área.


Terça feira Santa: Missa dos Passos e em seguida procissão do Depósito do Senhor, no Salão Paroquial.



 O Sermão do Encontro aconteceu na quarta-feira. Iniciadas às 19 horas duas celebrações Eucarísticas, uma presidida por Padre Márcio na presença da imagem de Nossa Senhora das Dores (no Salão da Terceira Idade), e outra presidida por Pe. Domingos, pároco de Andrelândia, na presença da imagem do Senhor dos Passos (no Salão Paroquial).
Após as celebrações seguiram em procissão até a Praça da  Matriz, onde aconteceu o Sermão do Encontro, proferido pelo Irmão Domingos.





 Na Quinta-feira Santa, aconteceu a bela e marcante Cerimônia de Lava-pés, que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos 12 Apóstolos. Neste ano, foram escolhidos doze profissionais da saúde, entre eles, médico, enfermeiras, dentistas, psicóloga, sanitarista e farmacêutica.


Durante o ofertório, foram apresentados os Santos Óleos: Crisma, Catecúmenos e Enfermos,  pelo casal Beto e Jussara (os filhos Lucas e Maria)




Após a Missa, foi realizada a Procissão de Transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela, onde ficou exposto para adoração.



Sexta Feira Santa, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, aconteceu na Matriz com a Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. Foi um momento de muito recolhimento e fé.



A noite foram realizados a encenação da Paixão e o Sermão do Descendimento da Cruz. Em seguida a procissão do enterro.





No Sábado Santo, aconteceu a Celebração Solene da Vigília Pascal. A Benção do Fogo Novo e do Círio, Proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Benção da Água.  A celebração teve início ainda do lado de fora da Igreja Matriz, onde os fiéis acenderam suas velas no Círio Pascal e entraram na Igreja, que se encontrava com suas luzes apagadas. Ainda à luz de velas houve a renovação das promessas do batismo.



As luzes da Igreja foram acesas durante o Canto do Glória, num momento marcante da celebração.


 
   

Após a Celebração Eucarística houve a procissão e benção do Santíssimo Sacramento no interior da Igreja. Devido a forte chuva, não foi possível realizá-la nas ruas da cidade.



Encerrando com grande júbilo a Semana Santa 2012, no dia 8 de abril, Domingo da Páscoa e da Ressurreição, realizou-se a Procissão do Triunfo de Nossa Senhora com Missa na Matriz.

Fotos: Pascom / Lucas Magalhães

(Todas as fotos das celebrações encontram-se no facebook: 
 Paróquia Sagrado Coração de Jesus 


Nenhum comentário:

Postar um comentário