domingo, 4 de setembro de 2011

 OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

O Antigo Testamento (Ex. 20,1-17; Dt. 5,6-21) nos fala da lei dada por Deus ao povo de Israel, das leis da aliança.
O decálogo não era para os escravos. Era para os homens livres. Deus só pode dialogar com um povo livre que possa servi-lo voluntariamente. A condição humana de liberdade é indispensável para cumprir os Dez Mandamentos de Deus.
Os Dez Mandamentos mostram ao povo o caminho para relacionar-se com Deus e com os homens. São as expressões de ideais morais e religiosas, dentro da fá do povo de Israel.
Os três primeiros se referem mais diretamente à relação – resposta amorosa – do homem com Deus.
Os sete últimos dizem respeito aos costumes e normas éticas que eram comuns, naquele tempo. São normas de convivência para o “bem” do homem. Nos apresentam à fé como expressão da vontade de Deus.

1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Mt 4,10; Dt 6,4-6; Dt 6,13-14)
O primeiro mandamento diz que Deus deve ocupar o lugar principal da vida da gente; procure vivê-lo, indo sempre a missa, rezando todos os dias, visitando o Santíssimo Sacramento, lendo a Bíblia, colocando Deus acima de tudo que gostamos e fazemos: estudos, viagens, televisão...

2. NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7; Sl 8,10; Sl 9,11)
O segundo mandamento nos manda falar de Deus sempre com respeito e amor. Não usar e não admitir que o nome de Deus seja usado em vão; o nome do Senhor é Santo; não colocá-lo em juramentos, brincadeiras, mentiras. Cumprir sempre o que prometeu a Deus.

3. GUARDAR DOMINGOS E FESTAS (Lc 24,1-6; Mt 28,2-6; Ex 31,15; Ex 20,11; Mc 16,2-6)
O terceiro mandamento diz que no domingo e nos dias de festa devemos participar de missa e abster das atividades e trabalhos que impeçam de encontrar, louvar a Deus; a alegria própria do dia do Senhor é o devido descanso da mento e do corpo, para pensarmos de modo especial em Deus, reunir em família para rezar, ler a Bíblia, fazer visitas...

4. HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12; Dt 5,16; Ef 6,1-3; Pr 6,20-22; Pr 13,1)
No quarto mandamento, Deus quis que depois dele honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade. Deus pede aos filhos, para com os pais, respeito, gratidão, justa obediência, ajuda, diálogo, amor, perdão... O amor e respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar. Procuremos ampará-los, rezar por eles, aceitá-los como eles são, ser amigo deles.

5. NÃO MATAR (Ex 20,13; Ex 23,7; Mt 5,21-22
No quinto mandamento, Deus diz que a vida humana é sagrada e deve ser respeitada e protegida. Respeitar sua vida e a dos outros, não ferir ou matar o outro e a você mesmo, cuidar de sua saúde, não colocando sua vida em perigo: vícios, fumo, drogas, bebidas, velocidade. Matando também pela língua, quando falamos mal ou caluniamos alguém.

6. NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14; Dt 5,18; Mt 10,18)
No sexto mandamento, Deus pede a cada um de nós respeitar o nosso corpo e a dos outros. Nunca considerar o nosso corpo ou o do outro como objeto; somos templos do Espírito Santo. O sexo é lindo, sincero, quando há amor, sinceridade, responsabilidade e chega à plenitude no Sacramento do Matrimônio. Evitar revistas, leituras e filmes impuros.

7. NÃO ROUBAR (Dt 5,19; Ex 20,15; Mt 19,18)
No sétimo mandamento, Deus nos proíbe tomar (reter) os bens do próximo ou lesá-lo (estragar) de qualquer modo nos mesmos bens. Rouba quem fica com o que não é seu, quem não respeita o bem do outro estragando-os (telefone público, brinquedos, iluminação pública, na escola, vidraça dos vizinhos). Rouba que não paga as dívidas, quando não devolve o achado sabendo quem é o dono, quem não cumpre seus deveres para com a família, escola, trabalho...

8. NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16; Dt 5,20)
No oitavo mandamento, Deus nos proíbe de usar mal a palavra (mentira, calúnia), pois prejudicaremos a reputação, o bom nome dos outros. Caluniar, mentir, julgar, inventar, contar o erro do outro com intenção de prejudicá-lo estamos machucando, tirando a vida do outro; sujando a imagem do outro.

9. NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17; Ex 20,14; Mc 10,14; Mc 10,7-9; Mt 5,8)
No nono mandamento, Deus nos adverte da cobiça ou desejo, desrespeito a outra família. Respeitar (mulher ou marido) do próximo, respeitar a família. Promover todas as famílias. A família é a célula mater (mãe de toda a sociedade)

10. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17; Dt 5,21; Mt 6,21-22)
No décimo mandamento, Deus exige a cada um de nós banir a inveja do coração. Devo estar contente, viver feliz como eu sou o que tenho. Não ter ciúme, nem inveja do que é dos outros, querer adquirir o que não é nosso, por raiva estragar o que não é seu só para que o outro também não tenha.

Fonte: Catecismo Abreviado, de Pe. Geraldo Antônio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário