domingo, 11 de setembro de 2011

OS MANDAMENTOS DA IGREJA

Todos nós estamos convencidos da importância que existe em observar as leis. No esporte, por exemplo, se não se observa o regulamento – e muitas vezes acontecem “roubos” –, não se pode jogar; mais grave ainda é o respeito devido às leis que, se não cumpridas, provocam mortes e catástrofes: as leis de tráfego. Depois de estudar os dez mandamentos da Lei sabemos que a lei mais importante é a lei de Deus. Como disse Jesus ao jovem rico: “Se queres entrar na vida, cumpre os mandamentos” (Mateus 19,17). Para facilitar-nos seu cumprimento, a Igreja determina algumas obrigações do cristão no que chamamos mandamentos da Igreja. Cristo deu à Igreja a autoridade para governar os fiéis, e sua solicitude de mãe impulsiona a assinalar concretamente qual é a vontade de Deus, ajudando-nos a conseguir o céu. Essa é, em definitiva, a missão da Igreja.



PARTICIPAR DA MISSA INTEIRA NOS DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA

O primeiro mandamento da Igreja manda-nos participar ativa e piedosamente da missa do começo até o fim, todos os domingos e festas de preceito.

CONFESSAR-SE AO MENOS UMA VEZ CADA ANO

O segundo mandamento da Igreja obriga todos os cristãos, que tiverem o uso da razão, a se confessar ao menos uma vez a cada ano.

COMUNGAR AO MENOS PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO

O terceiro mandamento da igreja obriga a todos, que atingiram a idade da descrição, a fazer a comunhão cada ano no tempo pascal.

JEJUAR-SE E ABSTER-SE DE CARNE, QUANDO MANDA A  SANTA MADRE IGREJA

O quarto mandamento da Igreja nos manda jejuar e abstermo-nos de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa; praticar atos de penitência, sobretudo na forma de caridade, todas as sextas-feiras do ano.

PAGAR O DÍZIMO, SEGUNDO O COSTUME.

Observa-se o quinto mandamento da Igreja contribuindo com o necessário para sustento do culto e dos ministros ordenados, na forma costumada, ou como determina a Igreja.


Obs.: no segundo e terceiro mandamento da Igreja diz ao menos, para nos dar a conhecer que ela deseja que nos confessemos e comunguemos frequentemente.


Propósitos de vida cristã para essa semana

  • Aprender os mandamentos da Igreja.
  • Rezar todos os dias pelas necessidades da Igreja, pedindo especialmente pelo Papa, pelos bispos e sacerdotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário