domingo, 29 de janeiro de 2012

PALAVRA DE VIDA

Pôs-se a ensinar... (Mc 1,21-28)

O Evangelho de hoje fotografa Jesus na sinagoga de Cafarnaum. Não parece estranho que um aprendiz de carpinteiro assuma a função de mestre da Palavra, uma espécie de doutor da lei? E ele fazia esse trabalho com uma autoridade que não se via no ensinamento dos escribas e doutores da lei.

As sinagogas haviam surgido no tempo do exílio, quando, desterrados em Babilônia (597 a.C.), impedidos de celebrar o culto a Yahweh no distante Templo de Jerusalém, os judeus passaram a se reunir para rezar, conservar suas tradições, ler e estudar os livros da Torá e dos Profetas. Um mínimo de dez homens adultos era exigido para a abertura de uma sinagoga. Em muitos lugares, as sinagogas reuniam assembleias bastante fechadas, cujos membros eram da mesma profissão, moradores do mesmo bairro ou provenientes do mesmo lugar de origem.

É curioso – e aí está o dedo de Deus! – que essa mesma rede de sinagogas, espalhadas por todo o Império Romano (mais de mil na Diáspora, no tempo de Jesus!), acabaria utilizada pelos primeiros pregadores cristãos para a disseminação do Evangelho. No estrado central da sinagoga – a Bimah – Jesus lê e interpreta a Palavra de Deus. Manifesta-se, pois, sua missão magisterial. E é com o título de Rabi, Mestre, que muitos se dirigem a ele. Quem o ouve, admira-se. Até os soldados enviados para prendê-lo reconhecem sua autoridade: “Jamais homem algum falou como este homem!” (Jo 7,46.)

Os tempos passaram, mas Jesus permanece o único Mestre que nos dirige uma palavra infalível, que os tempos não poderão apagar e relegar ao esquecimento: “O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão.” (Mt 24,35.) Cada tempo tem seus pensadores e filósofos da moda. Eles passam e ficam nas bibliotecas, cobertos de poeira secular. Os Evangelhos, onde pulsam vivas as palavras do Mestre, são traduzidos em número crescente de idiomas humanos. Quando a sombra ameaça a civilização, é neles que o homem sem rumo busca a luz para seus passos...

Hoje, em nossas celebrações, quando abrimos o Livro Sagrado, nossos ouvidos têm acesso a palavras autênticas do Filho de Deus, o Mestre de Nazaré. Enquanto a Bíblia estiver ao nosso alcance, teremos a certeza de não estamos sozinhos. Na Palavra inspirada, o próprio Deus caminha ao nosso lado...


Orai sem cessar: “Espero em tuas palavras, Senhor!” (Sl 119 [118],147)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário