quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

A “Saúde Pública” é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. A iniciativa, promovida pela CNBB, tem o objetivo de discutir a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.

O lema da CF é um versículo do livro do Eclesiástico: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo 38,8). A exemplo das campanhas anteriores, o evento terá início na Quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro.

Em nossa comunidade, a missa de abertura será às 19h, presidida pelo Pe. Márcio Ferreira, na Igreja Matriz.

A saúde no Brasil

Segundo a CNBB, o SUS, inspirado em belos princípios como o da universalidade, cuja proposta é atender a todos, indiscriminadamente, deveria ser modelo para o mundo. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende a contento, sobretudo, os mais necessitados destes serviços.

Além da caridade na atenção aos enfermos, é necessário empenho por mudanças nas estruturas que geram enfermidades e mortes. Tais estruturas tornam-se visíveis nas situações de exclusão, na falta de condições adequadas e dignas de vida e no descaso, em certas circunstâncias, no atendimento oferecido aos usuários do sistema de saúde.

Na opinião da CNBB, a grande preocupação da saúde no Brasil são com as doenças como: hipertensão arterial, diabetes câncer, doenças renais e dependência química.

Atenta a esta realidade, a Igreja Católica vem trabalhando para que a saúde seja, de fato, um direito a todos. Como exemplo, tem-se a atuação das pastorais da Criança e da Saúde, onde voluntários se doam para garantir qualidade de vida para crianças, jovens, adultos e idosos.

Em 2010, por exemplo, o índice de mortalidade infantil entre as crianças assistidas pela a Pastoral da Criança, foi de 9,5 mortes para cada 1000 crianças nascidas vivas, quase a metade da média nacional.

De acordo com a CNBB, fé e solidariedade são grandes e importantes instrumentos que a Igreja no Brasil se apropria para ajudar o povo carente.


Cartaz da CF 2012

A peça vencedora da Campanha deste ano é do publicitário, Marcelo Jacynto de Godoy, de Campinas (SP). Ele concorreu com mais de 70 cartazes que participaram do concurso promovido pela CNBB. Veja os detalhes:

- A mão do profissional da saúde segurando as mãos do doente, afasta a cultura da morte e viabiliza a acolhida com o próximo.

- O profissional de pé, o enfermo sentado e os olhos nos olhos lembram a acolhida e o compromisso do profissional de saúde, gerando relação de confiança.

- A cruz que sustenta e ilumina o sentido do cartaz recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou.

- A alegria do encontro recorda aos profissionais da saúde que eles foram escolhidos para atualizar a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos.

- A Igreja, como mãe, na sua samaritanidade, aproxima e cuida dos doentes, e de todos que se encontram à margem do caminho.


Oração da Campanha da Fraternidade - 2012

Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário