domingo, 26 de fevereiro de 2012

PALAVRA DE VIDA

 O Reino de Deus está próximo! (Mc 1,12-15)
            Sim, o Reino se aproximou do mundo na pessoa do Filho de Deus. Desde que os humildes pastores de Belém viram o Menino na palha seca da manjedoura, tornava-se possível tocar Aquele que é o Reino de Deus posto ao nosso alcance.
            Até então, nada havia na terra dos homens que se configurasse como um espaço – geográfico, social, humano etc. – onde a vontade de Deus fosse plenamente acolhida e realizada. Agora, com a Encarnação do Verbo, é na pessoa de Jesus Cristo que esse “reino” acontece. Ali, Deus reina!
            Estranhamente, ainda existe muita gente que tem a ilusão de que Deus permanece distante, transcendente, fora de alcance. E ele se faz presente no pobre, na família em oração, nas palavras do Evangelho, no pão e no vinho consagrados. Nossos olhos míopes ainda custam a reconhecê-lo, mesmo que ele esteja constantemente à nossa procura.
            Falo disso em meu soneto “O Visitante”:

Senhor, tu vens bater à minha porta,
Disfarçado nos trapos de um mendigo:
É teu jeito de estar sempre comigo
Mesmo quando faz frio e o vento corta...

Assim é que o exemplo teu me exorta
A buscar todo dia o Pão de trigo:
Então, sou eu quem pede para o Amigo
A migalha de amor que me conforta...

Ah! Jesus, como é doce o teu convívio!
É remédio no mal; na dor, alívio...
É virtude a elevar-me de meu pó...

Depois, de volta ao lar, se me ajoelho,
Eu fito a minha face, ali no espelho,
E vejo que o Amor nos fez um só!

Orai sem cessar: “Ele está no meio de nós!” (da liturgia eucarística)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário