quinta-feira, 5 de abril de 2012

PALAVRA DE VIDA

Lavar-me os pés?! (Jo 13, 1-15)

            Carregada de emoção, a frase expressa o espanto de Pedro. O que Jesus lhe propunha constituía uma inaceitável inversão de posições: o servidor é quem lava os pés do seu Senhor. Não o contrário, como Jesus se dispõe a fazer.
            Claro que Jesus tinha uma intenção pedagógica. Tratava-se de um modelo de comportamento a ser imitado a seguir: “Assim também vós deveis lavar os pés uns aos outros.” (V. 14) Daí em diante, o espírito de competição, a volúpia de mando e a busca de honrarias já não teria nenhum cabimento...
            Naquele momento da Última Ceia, Pedro não pôde compreender o aparente absurdo. Mais tarde, ao morrer crucificado como seu Mestre, o velho pescador mostraria que tinha chegado a compreender...
            No Ícone do Lava-pés, Jesus tem a toalha e a bacia. Onze dos apóstolos são figurados sem as sandálias, isto é, estão prontos a aceitar o gesto de Jesus. Somente Judas Iscariotes se mantém calçado: ele recusa que Jesus lhe lave os pés, pois previamente decidira não corresponder a esse amor humilde... E a humildade de Jesus é muito exigente...
            Foi meditando nesta passagem do Evangelho que compus o soneto “Lava-pés”, na Quinta-feira Santa de 2004:
            Senhor Jesus, tu vens lavar-me os pés
            Manchados de poeira e de pecado?!
            Não vais ficar também emporcalhado,
            Tu que és mais puro do que o aloés?
Lavas meus dedos! Sabes bem: são dez...
Com eles caminhei no rumo errado
E, dos Dez Mandamentos afastado,
Acabei prisioneiro das galés...
            Jesus, sem ter pecado, sem ter falha,
            Tu prendes na cintura uma toalha,
            Enchendo de água pura uma bacia...
E, depois de lavar-me do meu crime,
O teu Sangue de novo me redime
E vem lavar minh’alma todo dia...
Orai sem cessar: “Lava-me por completo da minha iniquidade!” (Sl 51 [50], 4)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário