quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PALAVRA DE VIDA

Era um samaritano... (Lc 17,11-19)
 
     Exatamente no Evangelho de São Lucas – que escreveu para um público de cristãos provenientes do paganismo – a figura do estrangeiro merece o maior destaque. Em contraste com a dureza de coração do Povo Escolhido, sobram elogios de Jesus para a fé cega do centurião romano (Lc 7,9), a gratidão do leproso samaritano (Lc 17,18), além do ato de fé do outro oficial romano aos pés da cruz (Lc 23,47) e da confiança inabalável da siro-fenícia (Mt 15,28). E Jesus, admirado: “Não vi fé igual em Israel.” Isto é, era de se esperar que no meio do Povo da Aliança a manifestação de fé fosse maior, mais fácil, mais visível. Mas não era... 
     Desta vez, temos dez leprosos: nove judeus e um samaritano. Aos olhos dos judeus, o samaritano era inimigo, herético, idólatra, bastardo, impuro (cf. Eclo 50,27-28). Eram incomunicáveis (cf. Jo 4,9). Naturalmente, a desgraça comum – a lepra que os atingira– tinha colocado os dez no mesmo nível, superadas as divergências religiosas e sociais. Daí estarem juntos naquelas fronteiras entre Judeia e Samaria. 
      Assim, todos os dez clamam à passagem de Jesus, pedindo cura e compaixão. Jesus prontamente os remete aos sacerdotes do Templo, que tinham o encargo de examinar o ex-leproso e dar-lhe um atestado de saúde (cf. Lv, cap. 12 e 13). Obedecendo – o que supõe um ato de fé -, eles se põem a caminho para Jerusalém. Na estrada, os dez se veem curados. Enquanto os nove judeus seguem adiante, em busca do tão desejado atestado de saúde, o estrangeiro (o samaritano) volta-se para Jesus, para dar graças pela cura recebida. 
      O Evangelho não chega a dizer que os nove judeus são mal-agradecidos. Mas é claro que, para eles, o atestado de pureza sanitária devia vir em primeiro lugar. Também em nossa vida, todos nós corremos o risco de deixar a ação de graças em último plano, enquanto procuramos sempre a Deus em busca de vantagens pessoais: a paz interior, a cura física, progresso material, sucesso no vestibular, a ascensão profissional e melhores salários. 
      Ora, o Senhor tem coisas melhores para nos dar, a começar por seu próprio Espírito, que nos convence da filiação divina e nos leva a chamar a Deus de Pai. Deus tem para nós dons de eternidade, que não passam com tempo, não acabam roídos pela inflação nem corroídos pelo tempo. Que vale mais para nós? A gratidão ou o atestado de saúde? 
      Orai sem cessar: “Fora de vós, Senhor, não há felicidade para mim!” (Sl 16,2) 
      Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário