sábado, 8 de dezembro de 2012

Nada é impossível... (Lc 1,26-38) 

     Para os racionalistas, em nosso mundo há coisas possíveis e coisas impossíveis. Assim, eles se empenham decididamente em negar a hipótese do milagre. Afinal, se Deus existe e deu à matéria as suas leis físicas, químicas e biológicas – argumentam eles -, o próprio Criador acaba, agora, prisioneiro de suas leis e está proibido de alterá-las aqui no tempo dos homens. Boa dose de petulância, não?
      Ora, o incômodo Evangelho de hoje – quando a Santa Igreja celebra, jubilosa, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora – apresenta de uma só tacada dois dos “impossíveis” para os homens: a gravidez de Isabel, uma estéril, e a gravidez de Maria, uma virgem. 
     Não é que Deus queira brincar com nossas limitações humanas. O Senhor apenas demonstra que está decidido a mudar nossa história, livrando-nos do pecado e trazendo a salvação ao nosso alcance. Se, para isso, é preciso demonstrar que tudo está sob o seu domínio e senhorio - mesmo as nossas impossibilidades -, ele o fará sem maiores pudores. 
     Uma vez, em viagem missionária a Irapuã, SP, vivemos um momento de oração logo após cantar meu cântico “Nossa Senhora dos Impossíveis”, inspirado em relato do saudoso Dom Valfredo Tepe, então Bispo emérito de Ilhéus. Naquele momento, convidei os presentes a entregarem seus impossíveis a Mãe de Deus. Uma senhora, estéril, casada há doze anos, e que já esgotara os recursos da medicina na tentativa de ter um filho, ousou fazer tal entrega. Em algumas semanas, já de volta a Belo Horizonte, recebi a notícia de que ela engravidara poucos dias depois daquele encontro. Quando revisitei Irapuã, pude conhecer o filho impossível... para os homens... 
     Na solenidade da Imaculada Conceição, a Igreja vem lembrar-nos que Deus preparou Maria de modo especial para sua missão como Mãe de Deus. Simples e pobre, jovem roceirinha de Nazaré, Deus tornou possível sua missão única e inigualável, ao fazê-la cheia do Espírito Santo. 
     Da mesma forma, se nos deixarmos encher pelo mesmo Espírito, daremos conta de nossa missão, com tudo o que ela nos apresentar de possível e de impossível... Longe de parecer uma exigência, isto deve arrancar de nossos ombros o fardo de bancar o super-herói. É a graça de Deus – não o nosso esforço - que irá dinamizar nossa missão. 
     Orai sem cessar: “Com Deus, realizaremos grandes feitos!” (Sl 60,14) 
     Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário