quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A LITURGIA DE QUARTA FEIRA DE CINZAS ABRE O TEMPO DA QUARESMA



      A tradicional missa da quarta feira de cinzas, que marca o início da Quaresma, atraiu centenas de fiéis à Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, de Minduri.
        Cristãos deram início às penitências que antecedem a Semana Santa. 

     O tempo é marcado por penitência, jejum e oração. Padre Márcio, pároco,  explicou que as Cinzas representam o pó da terra do qual o homem foi feito e deve voltar a ser após a morte. Significam penitência, dor, sofrimento, piedade e oração, mas, acima de tudo, a volta aos caminhos de Deus. Lembram que o ser humano é fraco e passa pela morte. Esse ritual significa que nós somos feitos do pó e para o pó vamos voltar.
    Na Quaresma, o jejum, a caridade e a oração são os principais objetivos.

      Dá-se início também à Campanha da Fraternidade, que completa 50 anos em 2013. O TEMA escolhido pela Igreja Católica foi a juventude: “Fraternidade e Juventude”, com o LEMA “Eis-me aqui, envia-me”  (Is 6,8)








Renúncia do Papa  Bento XVI

                Neste ano, a data foi marcada pelo anúncio da renúncia do papa Bento XVI, que deverá ocorrer no dia 28. "Foi um gesto de coragem e um sinal  importante  para  a Igreja.  Sabendo  que  não  tinha mais condições físicas para assumir tão grande missão, ele renunciou. Os fiéis devem ficar tranquilos, pois a Igreja é guiada pelo Espírito Santo, que vai iluminar a escolha do novo papa".


Nenhum comentário:

Postar um comentário