quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PALAVRA DE VIDA

Pela vossa perseverança... (Lc 21,12-19)
                 Neste Evangelho, Jesus nos apresenta uma virtude essencial para a nossa salvação: “É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida”. Outras traduções falam em “constância”, “paciência” (modernamente, surgiram os termos “endurance” e “resiliência”). No original de São Lucas, a palavra é “hypomoné”. Os gregos usavam a expressão no contexto militar, como na situação de inferioridade diante do exército inimigo, quando era necessário combater com redobrada coragem e disposição ao sofrimento.

                Aqui, Jesus se refere à realidade dos últimos tempos. Em seu discurso escatológico, Jesus deixa claro que as coisas serão difíceis e só permanecerá fiel aquele que enfrentar a crise com determinação.
                Exemplo vivo de “hypomoné” nos foi dado nas Olimpíadas de Los Angeles [1984], quando a fundista suíça Gabriele Andersen-Scheiss chegava ao final do percurso de 42 km da maratona. Sob o forte calor, estava exausta, sem forças, a ponto de ir perdendo o senso de orientação. Em pequenos passos, com as pernas retorcidas, a atleta atingiu a linha de chegada sem desistir. Já não valia nenhuma medalha, mas a multidão a aplaudiu de pé.
                Paulo usa imagens parecidas: “Acaso não sabeis que, no estádio, todos correm, mas apenas um ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. [...] Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a mensagem, venha eu mesmo a ser reprovado”. (1Cor 9,24-25a.27)
                Naturalmente, trata-se de uma capacidade adquirida após longo treinamento, o que exige uma firme adesão da pessoa e a obediência a seus treinadores. No caso da vida espiritual, falamos em “ascética” [do grego “askésis”, no sentido de exercício, esforço]. Esta se associava ao silêncio, ao jejum e mortificações, em uma espécie de endurecimento da vontade para resistir a futuros combates. Conhecida como a “ciência dos santos”, a ascética era disciplina estudada nos seminários, hoje substituída por sociologia e história das religiões, com os resultados já noticiados pelas manchetes...
                Curiosamente, ao mesmo tempo que se zomba dos “sacrifícios” dos antigos monges, continuamos a aplaudir os imensos sacrifícios e privações que se impõem os atletas de hoje (que chegam a prejudicar a saúde com a ingestão de substâncias químicas, hormônios e superalimentação). A ascética encontra-se resumida, hoje, ao campo desportivo.
                De qualquer modo, estamos alertados por Jesus: perseverar e ser constante...
Orai sem cessar: “É o Senhor quem me enche de força!” (Sl 18,33)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário