domingo, 7 de dezembro de 2014

PALAVRA DE VIDA

 Ele vos batizará no Espírito Santo... (Mc 1,1-8)
            Este Evangelho contrapõe dois personagens: João Batista e Jesus Cristo. Contrasta, igualmente, dois batismos, dois “mergulhos”. De um lado, o batismo “de João”, nas águas puras do Jordão, como um rito penitencial ao qual o povo se submetia enquanto sinal de contrição e arrependimento de seus pecados, diante da iminência do Reino de Deus que se avizinhava. De outro, o batismo “no Espírito”, que Jesus iria realizar.

            As diferenças são evidentes: a água lava por fora. O fogo cauteriza por dentro. O primeiro batismo significava a graça, o segundo vem conferi-la. No primeiro, o pecador se reconhecia como tal; no segundo, o pecador era santificado. O primeiro é preparação para a vida, o segundo é plenitude de vida.
            Só depois de Pentecostes os discípulos veriam o alcance dessa promessa e o dinamismo que fora infundido em seus corações. Hoje, mais do que nunca, a missão da Igreja e de cada fiel depende radicalmente de um “mergulho” no Espírito de Deus. Sem ele, não temos luz nem força para caminhar.
            Hoje, convido você a se abrir à visita do Espírito de Deus e pedir um novo Pentecostes em sua vida pessoal, rezando com meu soneto “Invocação”:
Pomba de fogo, desce sobre mim!
Vem dissolver os blocos de meu gelo:
Abrasa o coração... Vem derretê-lo
Com o gládio abrasador de um querubim!

Quero sentir a tua chama, assim,
Gravando no meu íntimo o teu selo:
Inflamado serei pelo teu zelo
E poderei amar até o fim...

Arromba minhas portas, Santo Vento!
Abre as janelas do meu aposento!
Fende a muralha, abate o meu portão!

E, enquanto o meu castelo já se arromba,
Vejo pousar em mim a aérea pomba,
Transfigurando em luz meu coração...
Orai sem cessar: “Batiza-me, Senhor, com teu Espírito!”

Texto e poema de Antônio Carlos Santini, da Com. Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário