sábado, 20 de agosto de 2016

PALAVRA DE VIDA

 Seja vosso servidor... (Mt 23,1-12)
           Claro que, neste mundo, precisamos de mestres e guias. Ninguém nasce sabendo. Mesmo a sabedoria de Deus, em circunstâncias normais, chega até nós por meio de mediações humanas e, não, por revelações angélicas ao som das trombetas celestes.

            O próprio Filho de Deus, ao se encarnar, precisou das orientações e dos exemplos de José, das lições e correções de Maria. Em suma, o que está no centro das palavras de Jesus não é uma ordem para recusar os ensinamentos das autoridades (inclusive da hierarquia eclesial!) ou para repelir a educação dos mais velhos. Cada geração herda da anterior (e com ela aprende) um rico acervo de usos e costumes, ferramentas de trabalho – como o idioma -, uma visão do mundo, uma tábua de valores éticos e – não nos esqueçamos – a própria fé!
            O que Jesus nos ensina é que esses mestres e orientadores não são senhores, mas servidores. O conhecimento, a experiência acumulada, o poder político e a responsabilidade na família e nas comunidades devem ser vistos como instrumentos de trabalho que dispomos ao serviço daqueles que nos foram confiados. Tudo como um dom gracioso: “recebestes de graça, de graça dai!” (Mt 10,8.)
            Além de assim nos ensinar, Jesus encarnou ao extremo esse modelo de serviço ao homem. Multiplicou os pães para a multidão, mas recusou-se a transformar as pedras em pães que matassem sua própria fome. Arriscou-se diante das hienas que queriam apedrejar a mulher adúltera, mas obrigou Pedro a guardar a única espada que poderia defendê-lo dos soldados que o prendiam. Curou os males de leprosos e paralíticos, mas rejeitou até mesmo a esponja de vinagre que poderia anestesiá-lo na hora extrema do Calvário.
            Assim é Jesus: tem poder e sabedoria, mas para promover os outros, nunca a si mesmo. Pode convocar legiões de anjos a seu serviço, mas recusa defender-se. Podia ser aclamado como rei, mas sabia que era outra a sua missão.
            Ai de nós, que orientamos nossos filhos para a profissão mais rentável! Que desejamos para nossas filhas o marido mais rico! Que julgamos estar fazendo favores quando desempenhamos nossa função de servidor público! Que consideramos um chato aquele que nos pede orientação e conselho! Que ficamos enfarados com nossos próprios filhos...
            Quando começaremos a amar como Jesus?
Orai sem cessar: “Feliz o que se compraz no serviço do Senhor!” (Sl 1, 2)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário