Eis o Cordeiro de Deus! (Jo 1,29-34)
Um gesto
apenas, uma simples frase, e está cumprida a preciosa missão do Precursor:
identificar diante dos homens de seu tempo Aquele que vinha como a vítima de
Deus pela humanidade...
Para um
judeu daquele tempo, a palavra “cordeiro” permanecia rica de ressonâncias. No
presente, os cordeiros eram sacrificados sobre o altar do Templo, em rito de
adoração ao Senhor Yahweh. No
passado, um cordeiro (cf. Gn 22,13) dera a vida para que Isaac, o filho
bem-amado, tivesse a vida preservada. Na noite da libertação, ao deixar o
Egito, o povo de Israel fora preservado da incursão do Exterminador graças ao
sangue de um cordeiro (cf. Ex 12,22-23) aspergido sobre as vergas dos portais. As
marcas de sangue indicavam a proteção do Senhor sobre aquela família. Daí em
diante, em cada Páscoa, um cordeiro sem mancha – tipo veterotestamentário do
Messias – fazia-se presente à mesa de cada família judaica. Este era o Cordeiro
Pascal.
Assim, para
o primeiro Israel, dizer “cordeiro” era o mesmo que dizer “vitima”, “hóstia” a
ser oferecida a Deus. O cordeiro é aquele que dá sua vida para que os outros
não venham a perdê-la. Se, entretanto, por uma deriva que atingiu todo o
inconsciente coletivo do povo escolhido, estavam à espera de um Messias
vencedor, glorioso general libertador, não fora essa a imagem que Isaías lhes
passara, ao retratar o Messias como um cordeiro mudo, que se deixa levar sem
protestos até o matadouro. (Cf. Is 53,7.)
No célebre
retábulo de Issenheim, em Colmar - hoje no museu de Unterlinden -, a pungente pintura
de Matthias Grünewald retrata a Crucifixão de Jesus. À direita do espectador,
em intencional anacronismo, está João Batista. De pé, o Precursor traz na mão
esquerda o livro aberto da Palavra de Deus, do qual se irradia a luz que
ilumina todo o quadro. Com a mão direita, ele aponta para o Crucificado. No
fundo, a frase, em latim: “Importa que ele cresça, e eu diminua.” (Cf. Jo 3,30.)
E aos pés do Batista, vê-se um alvíssimo cordeiro, de cujo peito aberto corre
um fluxo de sangue recolhido em um cálice de ouro. Entre o cordeiro e Jesus, na
cruz, um processo de identificação.
No fundo do
retábulo, a noite escura. Uma espécie de mancha que se espalha e desvanece o
cenário. E é no meio dessa noite que o Cordeiro de Deus nos vem trazer a vida e
a salvação.
Como João
Batista, nós somos chamados a apontar o Cristo para o mundo, a identificar
Aquele que o mundo não conhece. Aceitaremos a missão?
Orai sem cessar: “Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
dai-nos
a paz!” (da Liturgia
Eucarística)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova
Aliança.
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