quinta-feira, 2 de março de 2017

PALAVRA DE VIDA

Tome a sua cruz... (Lc 9,22-25)
Resultado de imagem para (Lc 9,22-25)               Este Evangelho não é para todos. Não é para a multidão amorfa. Não é para o público agitado dos “shows” de evangelização. Sua frase nuclear começa por uma condicional: “Se alguém me quer seguir...” Logo, trata-se de um convite para o futuro discípulo. Só para discípulos...

               O miolo do convite é este: “Tome cada dia a sua cruz e siga-me!” E é seguido de violento paradoxo: quem pretende salvar a vida, perde a vida. Quem aceita perdê-la, acaba por salvá-la. E o inevitável divisor de águas é... a cruz!
               Logo a cruz?! Logo esse antigo instrumento de tortura que os romanos tomaram de empréstimo aos persas para levar à morte escravos fugidos e revoltosos? Suplício tão brutal que não podia ser infligido a um cidadão romano, como Paulo apóstolo?
               Tomar a cruz... Abraçar a cruz... E logo se erguem vozes de rebate a nos acusar de masoquismo, pois não conseguem perceber a relação necessária entre o sofrimento aceito livremente e o amor que explode no coração. Quem ama sofre. É no dia do sofrimento que o amor alegado pode ser comprovado.
               Meditando nisso, escrevi o soneto “Declaração de Amor”:
Eu quero te amar, bendito lenho,
De onde o Sangue escorre como um fio:
Se mergulho minha alma nesse rio,
Eu tenho a salvação, a vida eu tenho!
               Se ao Gólgota rochoso, humilde, venho,
               É porque tenho o coração vazio
               E nada achei que me aquecesse o frio:
               Nem ouro, nem a força, nem o engenho...
Aqui estou, ó Cruz, com meus cansaços,
Pra me entregar e abrir de vez os braços,
Unindo para sempre os meus aos teus...
               Quando a morte passar, levando tudo,
               Hão de encontrar aqui meu corpo mudo,
               Mas a minha alma voará pra Deus!

Orai sem cessar: “Nisto temos conhecido o amor: Jesus deu sua vida por nós.” (1Jo 3,16)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário