terça-feira, 4 de abril de 2017

PALAVRA DE VIDA

 Sou do alto... (Jo 8,21-30)
Imagem relacionada           Diante da figura humana de Jesus, os judeus de seu tempo experimentavam a mais absoluta in-compreensão. “Quem é esse homem?” (Cf. Mc 4,41) E é compreensível a sua estranheza. Jesus de Nazaré não havia estudado nas prestigiosas escolas farisaicas, mas dominava a Lei como ninguém. Falava com humilde sotaque de galileu, mas superava a mais refinada filosofia clássica. Vivera trinta anos como carpinteiro, mas deixava sem saída os doutores da Lei.

            Claro, a in-compreensão dos contemporâneos (aqui incluída a própria “família” de Jesus, cf. Mc 3,1) brota de sua incapacidade de ir além da aparência humana e terrestre do Rabi. Ele só poderia ser corretamente entendido a partir do momento em que o reconhecessem como alguém que é “do alto”. E Jesus se apresenta como quem não é aqui “de baixo” (ek ton káto, da região inferior) como seus ouvintes, mas lá “de cima” (ek ton áno, da região superna, isto é, do céu).
            “Barrentos” que somos, filhos do primeiro Adão, nós tentamos reduzir tudo às dimensões do húmus (humanas, claro!). E diante de nós, no entanto, está Aquele que “desceu” do Altíssimo e assumiu nossa humanidade, mas permanece divino, superando tudo aquilo que a humana ciência poderia dizer sobre o Cosmo, a matéria e... o psiquismo humano.
Em vão se esforçam os céticos e o racionalistas, na insana tentativa de reduzir o Jesus “que vem do alto” a alguma das categorias aqui de baixo: um sábio, um cérebro superior, um “iluminado”, um homem bonzinho tão maltratado, um E.T., um grande líder, um guerrilheiro – sabe-se lá que mais!
            Daí a frase aparentemente hermética que Jesus falou a Nicodemos (Jo 3,1-21), na escuridão da noite: “Necessário vos é nascer do alto” (gennethênai ánothen). Enquanto não nascemos do Espírito e permanecemos orientados por uma visão simplesmente terrestre e material, Jesus permanecerá um enigma para nós...
            E quando esse re-nascimento nos for dado (você o quer?), nosso coração será invadido por um sentimento da mais suave gratidão, pois então saberemos que Aquele que era “do alto” desceu e veio a nós: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Na Ascensão, já subindo de volta ao Pai, Jesus abre-nos o caminho para a mesma subida, vivendo (desde já) como quem busca o alto. E entenderemos o conselho de Paulo: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto...” (Cl 3,1)
            Nós não somos vermes para passar a vida inteira a rastejar. Pulsa em nosso coração uma sede das alturas...

Orai sem cessar: “Levanto os olhos para vós, que habitais nos céus.” (Sl 122,1)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário