terça-feira, 19 de agosto de 2014

PALAVRA DE VIDA

O camelo no buraco da agulha... (Mt 19,23-30)
           Um divertido ensinamento de Jesus: vocês querem salvar-se? Então, sejam como um camelo que passa pelo furo de uma agulha. Para desgosto e incômodo de especialistas que tentam reduzir ou reinterpretar as palavras do Mestre, estamos diante de uma evidência: Jesus escolheu exatamente o maior animal da Palestina – o camelo – e o menor buraco da época – o furo de uma agulha.

            Para que ele fez isto? Ora, para dizer que salvação não é uma conquista humana. Não será por nossos méritos, nem sangue nem suor, que conseguiremos passar pelo “furo da agulha”. Ou Deus nos dá a salvação – pura graça – ou estamos condenados... Curiosamente, muitos honestos ficam incomodados com a descoberta. Os santos, ao contrário, ficam felizes: “Graças a Deus! Não depende de mim! É puro dom!”
            Assim comenta Helmut Gollwitzer: “Do ponto de vista humano, a questão da vida eterna acabaria em uma derrota, batendo de frente com o muro deste “impossível”! O destino ou as condições humanas desfavoráveis da existência humana nada podem fazer diante deste fracasso: a impossibilidade em questão é ainda mais grave. A derrota do homem provém da escravidão a que seu próprio eu o acorrenta. Assim ele fecha para si mesmo o caminho da vida eterna”.
            Então, estamos perdidos? Não. O impossível humano é possível para Deus (Mt 19,26). “O que a Lei não podia fazer - comenta Gollwitzer – Deus o realizou enviando o seu próprio Filho. Tendo o homem fracassado diante dos mandamentos, Deus retoma em suas mãos a obra da salvação. Doravante, fica esclarecido o sentido da Graça.”
            Então, não é preciso o meu esforço? Precisa, sim... Ganhar o Reino supõe, no começo, a perda e o abandono, diz o mesmo autor. Deixar a casa, os irmãos, os pais, a mulher e os filhos. Mas esta renúncia é apenas o início, não o fim. É assim que os olhos dos discípulos, apegados às coisas deste mundo, são orientados para o eon que vem.
            O mundo passa. Jesus não passa. Deixar pelo caminho os pesados fardos acumulados ajudará o camelo a transpor o caminho estreito. E o buraco da agulha se abrirá àquele que abandonou o supérfluo para receber – gratuitamente – o único necessário: o próprio Senhor dos impossíveis...
Orai sem cessar: “O Senhor resgata a vida de seus servos!” (Sl 34,23)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário