sábado, 5 de março de 2016

PALAVRA DE VIDA

Sou pecador... (Lc 18,9-14)
                Já adiantada a Quaresma, a liturgia da Igreja nos apresenta dois modelos de “fiéis”: o fariseu, que julga ter créditos a seu favor, e o publicano, que se reconhece plenamente devedor. Ora, se eu não sou devedor, por que deveria rezar a oração ensinada por Jesus: “Perdoai as nossas dívidas”? Se não devo nada, jamais atenderei ao imperativo de Jesus: “Convertei-vos!”

               São Gregório de Narek [944-1010], da Igreja Armênia, reconhece seus pecados:
               “Eu pequei contra tua grande bondade, eu, homem vil, eu pequei.
Eu pequei contra a compaixão de teu amor celeste, sim, eu pequei.
Eu pequei contra as carícias de tua sublime ternura, infinitamente eu pequei.
               Como é bendito este fragmento de palavra: ‘Eu pequei’!
               Esta palavra que põe a esperança no coração,
esta palavra que é um viático para todos,
uma ponte de vida, uma palavra agradável ao Altíssimo,
uma súplica desejável, um remédio para o irremediável,
uma poderosa muralha, uma profundeza sem medidas,
um mistério selado, impenetrável ao homem,
a menos que ele conheça a prontidão do Espírito incompreensível!
               Eu pequei pelo esquecimento de teus benefícios, de novo eu pequei.
               Eu pequei pelo desprezo de tua Palavra, gravemente eu pequei.
               Eu pequei, digno de uma morte eterna, sim, eu pequei.
               Eu pequei por minha irreverência pra com tua grandeza, odiosamente eu pequei.
               E como tu és capaz de me perdoar todas estas dívidas e de curar as feridas mortais,
tu, Senhor das misericórdias, ó Cristo Rei, compassivo, protetor e consolador,
se diante do sufoco mortal de meus gemidos,
em tua bondade vens em meu socorro, Senhor Jesus Cristo,
então serei enxertado em ti por tua doçura mais abundante,
então tua imagem de luz será impressa em minha alma,
então novamente reencontrado, perdoado,
eu me fixarei em ti e por tua redenção serei recriado para uma vida imortal.
A ti, com teu Pai, por teu Espírito Santo, seja a glória pelos séculos. Amém.”

Orai sem cessar: “Cristo morreu por nossos pecados.” (1Cor 15,3)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário