domingo, 15 de maio de 2016

PALAVRA DE VIDA

 Soprou sobre eles... (Jo 20,19-23)
      A caminhada do cristão é de perder o fôlego. A estrada está coalhada de servidores que perderam a respiração. Sem ar, não há vida. Não admira que o boneco de argila modelado pelo Criador só se tornasse ser vivente após a inalação, em suas narinas, do hálito divino. Foi esse mesmo hálito que Jesus ressuscitado soprou sobre os discípulos paralisados de medo e de dúvidas...

               Quem comenta é André Louf: “Jesus ressuscitado sopra sobre seus discípulos para enviar-lhes o Espírito Santo. Gesto surpreendente, mas evocador de que, desde sempre, o Espírito está na vida de Deus e, de agora em diante, na vida de todo homem.
               ‘Espírito’ e ‘Sopro’, na língua materna de Jesus, nós o sabemos, são expressos pela mesma palavra. De Deus se diz ter ele um Sopro, seu Espírito Santo, assim como o homem possui um sopro, o espírito humano. Conforme Gn 2,7, a primeira criação e o primeiro nascimento estão inteiramente ordenados para a segunda criação e o segundo nascimento que celebramos neste dia de Pentecostes, e cujo Evangelho ouvido hoje conserva a narrativa.
               Datando das origens, este vínculo entre o homem e o Sopro de Deus encontrou-se afirmado de modo prodigioso na vida e na morte de Jesus, o Filho de Deus na terra. Jesus é concebido pelo Espírito Santo. O Espírito desce sobre ele no momento de seu batismo, para jamais o deixar. Ele o acompanha no ministério da Palavra, bem como no de curar. Ele o assiste no coração de sua Paixão e até o limiar da morte. Desta morte, o evangelista dirá, com uma fórmula plena de sentido, que ela era a devolução do Sopro: “Jesus entregou o Espírito”. (Jo 19,30)
               De agora em diante, o Sopro de Deus não está confinado apenas no corpo mortal de Jesus, mas seu corpo ressuscitado tornou-se ele-mesmo Espírito que vivifica, fonte a partir da qual o Espírito jorrará continuamente para a vida eterna.
               É assim que, na noite da Páscoa, ao rever pela primeira vez os seus apóstolos reunidos, Jesus ressuscitado não tinha melhor presente para lhes dar, a não ser o seu Sopro, o Espírito do Pai e do Filho, que lhes concede o perdão dos pecados e os habilita a transmitir, por sua vez, este perdão e a salvação a todos os homens: ‘Tal como o Pai me enviou, eu também vos envio’.
               E também a nós, no Corpo eucarístico de Jesus; pois o Espírito rebrota em nossos corações como Sopro de vida eterna, e não cessa de nos enviar ao mundo inteiro para anunciar sua paz e sua alegria.”
Orai sem cessar: “Mandas teu Espírito, e renovas a face da terra!” (Sl 104,30)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário