terça-feira, 16 de agosto de 2016

PALAVRA DE VIDA

 Os primeiros serão os últimos! (Mt 19,23-30)
            Quem é o Primeiro? O Primeiro é Jesus Cristo, pois, como escreve São João, “no princípio era o Verbo”. Primeiro, sim, pois anterior a tudo. Anterior até mesmo à criação do universo. Nada existia, e ele era. E mais: “Nada foi feito sem Ele”. (Cf. Jo 1,3.)

            Ora, exatamente Ele – que era o primeiro – fez-se o último de todos, ocupando o lugar mais baixo que se possa encontrar. O Apóstolo Paulo fala de seu rebaixamento voluntário: “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”. (Fl 2,6-8.)
            Charles de Foucauld nos fala dessa “descida” de Jesus: “Toda a sua vida, ele não fez outra coisa a não ser descer: descer ao se encarnar, descer ao se fazer criancinha, descer ao obedecer, descer ao se fazer pobre, abandonado, perseguido, supliciado, descer ao se pôr no último lugar”.
            É óbvio que esse caminho incomoda, choca, colide com todos os ideais do mundo do capital e do consumo, da glória e do poder. Sempre haverá alguém tentando acomodar as exigências do Evangelho às comodidades do sistema. Toda proposta de rebaixamento será rotulada de insensatez.
E Inácio de Loyola nos adverte: “Para imitar mais de perto a Cristo, nosso Senhor, e ser de fato mais semelhante a Ele, eu quero e escolho a pobreza com o Cristo pobre, de preferência à riqueza; os opróbrios com o Cristo carregado de opróbrios, de preferência às honras. Eu desejo passar por um zé-ninguém e passar por louco pelo Cristo, o primeiro a passar como tal, antes que ser julgado um homem sábio e prudente neste mundo”. (3º grau de humildade.)
            Enfim, quem nos propõe o último lugar é exatamente Jesus, que assim fez na prática. Sendo Deus, se faz homem. Sendo homem, se faz servo, lavando os pés dos discípulos. Desce mais, e morre na cruz como um escravo. Desce ao túmulo. Desce à mansão dos mortos. E, quando parece que esgotou todas as descidas... desce ao altar, sob a forma de pão. Trigo moído, amassado, assado.
            Tudo para ser nosso alimento...
            Aceitaremos descer com Jesus?
Orai sem cessar: “Jesus, manso e humilde de coração,
                                   fazei o meu coração semelhante ao vosso!”

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário