sábado, 24 de setembro de 2016

PALAVRA DE VIDA

 Nas mãos dos homens... (Lc 9,43b-45)
Resultado de imagem para (Lc 9,43b-45)
               Para nos salvar, foi extremo o amor de Deus. Abandonou-se de fato à sua “filantropia”, o amor pelo humano. Isto se percebe com nitidez quando contemplamos o impenetrável mistério da encarnação do Verbo de Deus. O Filho de Deus “desce” à Terra e entra em nossa História. E vem entregar-se passivamente nas mãos dos homens.

               Os ícones orientais da Natividade de Jesus (na verdade, seu título grego é “Gênnesis”, pois ali os iconógrafos veem o nascimento do Novo Adão, o primeiro representante de uma nova raça!) mostram ao espectador o Menino recém-nascido nas mãos das parteiras. Maria, Virgem e Mãe, repousa na gruta de Belém. Uma bacia (quase sempre no formato de uma pia batismal) foi preparada para o primeiro banho da criança. Ele é o Filho de Deus, mas, humanado, depende até de higiene corporal!
               O ícone da Galaktotrophousa (a que alimenta com leite) mostra o Menino nas mãos da Maria, sendo por ela amamentado. O ícone da Apresentação no Templo fotografa a divina criança nos braços do velho Simeão, representando a Primeira Aliança, que há séculos aguardava pelo Messias Salvador. Os ícones da Paixão mostram Jesus entregue às mãos sangrentas de seus algozes. O ícone da Crucifixão mostra as mãos de Cristo cravadas no madeiro. Os ícones da Ressurreição mostram as mãos da Madalena, a pecadora, que tentam reter o seu Rabbuni. No Cenáculo, a mão direita de Tomé toca o lado aberto pela lança.
               Apenas filigranas ou detalhes estéticos? Claro que não! Estes são repetidos sinais do abandono e do despojamento – a kénosis – que Jesus Cristo aceitou para nos salvar. Foi em nossas mãos que ele se entregou. Mãos ásperas de pescador, como as de Pedro. Mãos duras de guerrilheiro, como as do zelota Simão. Mãos sórdidas de traidor, como as de Judas Iscariotes. Na verdade, Jesus Cristo abriu mão de escolher as mãos que o tocariam. Movido por um infinito amor, ele decidira ir até o fim... (Cf. Jo 13,1.)
               Ainda hoje, em nossas celebrações eucarísticas, Jesus se entrega nas mãos do celebrante. Abandona-se nas mãos dos ministros da Comunhão, que o levam até os enfermos. E se deixa recolher sem reservas nas mãos de cada fiel que o recebe em comunhão.
               E nós? Ousamos nos abandonar nas mãos de Cristo? Ou ainda preferimos escolher o nosso próprio caminho?

Orai sem cessar: “Meu destino está nas vossas mãos...” (Sl 31,16)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário