quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

PALAVRA DE VIDA

Filho do carpinteiro? (Mc 6,1-6)

Resultado de imagem para (Mc 6,1-6)
            Alguns dizem: “Se eu tivesse vivido no tempo dos Apóstolos, se eu visse a Cristo como eles viram, eu seria santo como eles foram”... Pura ilusão! Seria grande o risco de recusar o Messias como tantos fizeram, aprisionados à sua figura humana que ocultava sua divindade. Simeão, o Novo Teólogo, comenta:

            “Eles ignoram que Cristo é o mesmo, ele que fala, agora como naquele tempo, em todo o universo. Pois se ele não fosse o mesmo, outrora como agora, idêntico a Deus sob todos os aspectos, por suas operações e seus ritos, como o Pai se mostraria sempre presente no Filho, e o Filho no Pai, pelo Espírito, já que o Cristo diz: ‘Meu Pai trabalha ainda hoje, e eu também trabalho’ (Jo 5,17) ?
            Alguém, no entanto, talvez diga: ‘Não é a mesma coisa tê-lo visto corporalmente, naquele tempo, ou ouvir unicamente as suas palavras, agora, e receber um ensinamento sobre e ele e seu Reino’. E eu respondo: ‘Seguramente a situação atual não é a mesma de então, mas é a situação atual, a de hoje, que é a mais feliz. Ela nos conduz mais facilmente a uma fé e uma convicção mais profundas que o fato de o ter visto e ouvido corporalmente’.
            Então, de fato, era um homem que aparecia aos judeus sem inteligência, um homem de humilde condição; mas agora é um verdadeiro Deus que nos é pregado. Naquele tempo, ele visitava corporalmente os publicanos e pecadores, comia com eles; mas agora, ele está sentado à direita de Deus Pai, nunca estando separado dele de maneira alguma. Cremos que ele alimenta o mundo inteiro, e nós dizemos – ao menos se somos crentes – que nada se fez sem ele.
            Na época, até a gentinha o desprezava, dizendo: ‘Não é o filho de Maria (Mc 13,15) e de José (Lc 4,22), o carpinteiro (Mt 13,55) ? Mas agora os reis e os príncipes o adoram como o Filho do verdadeiro Deus, e verdadeiro Deus ele-mesmo, e ele glorificou e glorifica aqueles que o adoram em espírito e verdade, ainda que os corrija quando pecam. Aos que eram de argila, torna-os de ferro, colocando-os acima das nações que estão sob o céu. [...]
            Assim, quem ouve atualmente, a cada dia, Jesus proclamar e anunciar pelos santos evangelhos a vontade de seu bendito Pai, sem lhe obedecer com temor e tremor, sem guardar seus mandamentos, também não teria aceitado absolutamente, na época, crer nele, ainda que estivesse presente, e pessoalmente o tivesse visto e ouvido pregar.”

Orai sem cessar: “Creio, Senhor, mas socorre minha falta de fé!” (Mc 9,24)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário