segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PALAVRA DE VIDA

 Quem poderá salvar-se? (Mc 10,17-27)
Resultado de imagem para (Mc 10,17-27)
           Os discípulos se assustam. Daí a pergunta inquietante. Nós também devíamos imitá-los. Camelos gordos, dificilmente passaríamos pelo buraco da agulha. E Jesus diz: é impossível para os homens... Meditemos no que nos diz o teólogo e pastor Helmut Gollwitzer, profeta na resistência ao regime nazista:

            “Do ponto de vista humano, a questão da vida eterna só poderia culminar em um fracasso, chocando-se ao muro deste ‘impossível’! O destino ou as condições desfavoráveis da existência humana nada têm a fazer com este fracasso: a impossibilidade em questão é ainda mais grave. A falência do homem provém da servidão onde o acorrenta seu próprio eu. Assim ele fecha para si mesmo o caminho da vida eterna.
            Os discípulos tão bem compreenderam o final do diálogo entre Jesus e um jovem rico, que eles estão aterrorizados. E veem a si mesmos nesse impasse. Descobrindo a universalidade do julgamento de Jesus, eles percebem a que ponto ainda estão acorrentados às riquezas desta vida. Subitamente, o acesso ao Reino se revela para todos tão estreito quanto para os ricos dos quais Jesus nos fala nesta parábola. Então, ergue-se a pergunta inquieta dos discípulos: quem poderá ainda ser salvo? Pois a lei compreendida como um meio de salvação ou um potencial humano de graça sempre bate de frente contra esse ‘impossível’.
            Mas resta ainda uma possibilidade maravilhosa. E Jesus a proclama abertamente. Não o faz mais sob a forma de uma lei, sempre suscetível de falsas interpretações, mas sob a forma do Evangelho: isto ‘é possível para Deus’. Tal é a realidade do Reino de Deus trazida por Jesus. É na sua vinda que o ‘impossível’ dos homens se torna o ‘possível divino’. O que a Lei não podia fazer, Deus o realizou ao enviar seu próprio Filho. Tendo o homem fracassado diante do mandamento, Deus retoma agora em mãos a obra da salvação. O sentido da Graça é agora esclarecido.”
            Aí está: a salvação não é uma conquista. É puro dom. Pura Graça! Não temos de arrombar as portas do céu a golpes de aríete. Basta aceitar com simplicidade e gratidão filial aquilo que o Pai nos oferece em seu Filho.
            Ah! Ouço pregações pelagianas que conclamam ao esforço, à disciplina moralizante, à superação de más tendências, como se isto dependesse apenas de nosso voluntarismo! Faz-se silêncio sobre a ação interior do Espírito Santo em nós. E o espectro do “impossível” ronda nosso coração cada vez mais...
Orai sem cessar: “Quando eu for erguido, atrairei todos a mim!” (Jo 12,32)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário