domingo, 12 de março de 2017

PALAVRA DE VIDA

Escutai-o! (Mt 17,1-9)
Resultado de imagem para (Mt 17,1-9)
               Na cena da Transfiguração de Jesus, no alto da montanha, nossa atenção é atraída para os fenômenos visuais com seu rico vocabulário: rosto brilhante como o sol, roupas brancas como a luz, a nuvem luminosa... Os pintores e os iconógrafos se esmeraram em retratar a luminosidade do cenário.

Contudo, a inesperada voz que sai da nuvem – a voz do Pai – não vem chamar a nossa atenção para aquilo que se pode ver, mas para o que se deve ouvir: - “Este é o meu Filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!” Logo, a mensagem principal não se dirige aos olhos, mas aos ouvidos.
               Passaram séculos e continuamos na direção errada: multidões atentas a milagres visíveis, o sol girando, paralíticos deixando as muletas, como espetáculo para nossos olhos (e para a TV). E somos esses mesmos fiéis que ainda não levamos a sério aquilo que Jesus nos repete ao longo dos quatro evangelhos: perdoar as ofensas, rezar pelo inimigo, partilhar o pão...
               A mensagem da Transfiguração simplesmente repete – ainda que intensificada pela proximidade da Paixão – a mesma mensagem do Batismo no Jordão: “Este é meu Filho bem-amado!” O Pai não está absolutamente interessado em firulas de mágicos, na prestidigitação de curandeiros, em efeitos especiais, mas quer simplesmente que nós conheçamos seu Filho. Ele é o Caminho.
               Aquele que se aproxima de Jesus, ouve suas palavras, imita seus gestos, inicia um processo de “metamorfose” (esta é a palavra grega deste Evangelho, normalmente traduzida como “transfiguração”) que vai revelando, dia a dia, as altitudes a que é chamada a pessoa humana.
               Os críticos habituais de nossa religião não encontram grande dificuldade em contestar nossos dogmas, mas ficam mudos e perplexos diante do testemunho de pessoas que “conheceram” de fato a Jesus, a ponto de viverem como Jesus viveu: uma vida de desprendimento, de amor ao próximo, de sacrifício pela humanidade. Dom Bosco, Madre Teresa, Alberto Schweitzer estão nesta lista. Eles demonstram com a própria vida qual é a essência do Evangelho.
               Assim, não precisamos de novas transfigurações. Precisamos conhecer Jesus, o Amor que se fez carne para nos salvar.
Afinal, não é o milagre... é o amor que transfigura...
Orai sem cessar: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” (1Sm 3,10)

Tradução de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário